WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!

Engetintas

DICAS

Seja em obras novas ou em reformas, na hora de dar acabamento e pintar sempre surgem algumas dúvidas.

Vamos tirar suas dúvidas falando um pouco sobre os materiais que existem e como eles funcionam de forma prática.

Lembre-se de buscar orientação de um profissional de pintura. Pintores, funileiros e técnicos tem muita experiência e sabem muito sobre pintura e acabamento!

A Engetintas tem todos os materiais que você vai precisar para dar acabamento e pintar sua obra. Após ler, venha na loja!

SAIBA MAIS SOBRE PINTURA E ACABAMENTO

É muito importante pintar e dar acabamento com qualidade, porque são os acabamentos e a pintura que vão proteger sua obra e fazer ela durar muito mais.

Além disso, o que você vê é a obra pintada, e não tem nada mais agradável que uma obra bonita e segura.

Pintando Obras Novas por Fora:

Você acabou a construção da sua obra e já é hora de dar acabamento e pintar suas paredes novas.
Por fora da obra, nas paredes de reboco e concreto, é comum utilizar Seladores Acrílicos para ter uma ação impermeabilizante e dar aderência na superfície que vai ser pintada.

Com o selador acrílico pronto, costuma-se pintar com Tintas Acrílicas Premium. Elas são mais resistentes ao sol e à chuva, dão um acabamento melhor, cobrem melhor a superfície, são laváveis, rendem e duram muito mais.

Você escolhe a cor e o nível de brilho, de fosco até brilhante.

Se você quiser dar um acabamento liso em alguma parede de fora, aplique Massas Acrílicas.

As massas acrílicas são recomendadas para áreas externas porque são mais resistentes à chuva, às ações do tempo e são muito consistentes.

Após secar, é preciso lixar a massa para deixar a superfície lisa e uniforme. Depois, é só pintar com tintas acrílicas premium para dar um acabamento liso e perfeito.

Também é comum utilizarem Texturas, Grafiatos, e outros tipos de massas de efeito para dar destaque nas paredes externas e combater infiltrações de água da chuva.

Aplica-se uma mão de selador acrílico na parede nova, as vezes o selador é pigmentado na cor desejada para aumentar a cobertura da textura.

Após a secagem, é hora de aplicar a textura desejada. Quando a textura não é colorida, pinta-se por cima dela para dar cor, com tintas acrílicas premium de preferência.

Pintando Obras Novas por Dentro:

Nos interiores de obras novas, o mais comum é utilizar Massas Corridas para nivelar imperfeições do reboque e deixar as paredes uniformes.

As massas corridas são mais fáceis de aplicar e lixar, são ideais para deixar as superfícies lisas para uma pintura perfeita.

Após lixar e limpar bem a massa corrida, é hora de pintar o interior. Como dissemos, as tintas acrílicas premium oferecem todas as vantagens de serem laváveis, melhores em rendimento, cobertura, durabilidade, resistência e etc.

Mas, como o interior das obras não costuma sofrer com as ações do tempo, você pode optar por pintar com Tintas Standards e Econômicas das marcas que você já gosta.

Elas possuem um custo menor e duram se forem bem cuidadas. Geralmente são utilizadas em obras que são pintadas com alguma frequência. Calcule o custo benefício para você!

Repintando Paredes Antigas:

Quando você faz uma reforma em uma obra que já tem acabamento e pintura, é preciso ter um certo cuidado.

É importante preparar bem a superfície antes de repintar. Quando a pintura antiga for brilhante e lisa, lixe com Lixas para Massas e Paredes até tirar o brilho. Sempre tire toda oleosidade, poeira e limpe a área.

Após isso, é recomendado aplicar um Fundo Preparador de Parede. Esse produto gruda as partículas soltas, cria uma camada de proteção que isola a tinta velha, dá aderência para a nova tinta grudar melhor e aumenta a capacidade de rendimento.

Então, pode-se finalizar a pintura com mais facilidade e a segurança de um serviço bem feito. Só escolher a tinta da sua preferência para repintar!

Pintando Ferragens e Madeiramentos Novos:

Com certeza você tem ferragens e madeiramentos na sua obra. São as janelas, portas, portões, grades, forros, entre outros.

O certo é caprichar no preparo das superfícies, utilizando Lixas para Madeira e Lixas para Ferro para deixar a superfície com aderência e tirar as imperfeições.

Após preparar e limpar a superfície das ferragens e madeiramentos, aplicar o Fundo apropriado para ferro ou madeira.

Os fundos têm a função de selar e proteger a superfície, dar aderência e aumentar o rendimento da tinta final.

Com o fundo pronto, usar Esmalte Sintético ou Esmalte Base D’água para pintar. São tintas altamente laváveis, resistentes e possuem um filme de proteção forte. Isso impede que a madeira apodreça e a ferragem fique enferrujada.

Você tem a opção de escolher várias linhas de esmalte, com efeito do brilhante ao fosco e a coloração que quiser.

Outra opção para madeiramentos é utilizar Vernizes ou Stains. Diferente da pintura, eles preservam o aspecto natural da madeira, mantendo seus veios e marcas.

Vernizes e stains protegem a madeira da ação do sol, da umidade, da água, de fungos e pragas.

Para obter mais proteção, você pode usar um stain e um verniz na mesma madeira. É só aplicar o stain na madeira, esperar secar corretamente, lixar se houver filme de brilho, e depois usar o verniz por cima.

Você pode escolher vernizes e stains transparentes ou tingidores, com efeito do brilhante ao fosco.

Esmaltes, vernizes e fundos a base d’água são diluídos apenas com água, e os stains são prontos para uso.
No entanto, alguns produtos possuem diluição específica. Sempre leia as embalagens!

Os esmaltes sintéticos e vernizes comuns são diluídos com Aguarrás. Já os esmaltes automotivos, primers sintéticos e a seladora para madeira utilizam Thinner como diluente.

Kit Básico para Realizar Acabamentos:

Pensamos em um kit básico para quem não tem prática em pintura e quer colocar a mão na massa, pintando paredes, metais e madeiras.

Fitas e lona plástica para ajudar a proteger as superfícies que não serão pintadas. Trinchas para recortar, ou seja, pintar as beiradas. Para a pintura, rolos, cabo para rolo e bandeja de pintura. Espátulas, desempenadeira e lixas para as massas e as superfícies. Luva e mascara simples para proteção básica.

Na Engetintas você também encontra todas as outras ferramentas e acessórios de pintura que for precisar.

Reformando Madeiramentos e Ferragens:

Caso a superfície esteja com a pintura antiga sem nenhum problema, é bem simples repintar suas ferragens e madeiramentos.

É preciso apenas lixar as superfícies pintadas ou envernizadas, tirando todo brilho e excesso de tinta para deixar a superfície uniforme e com aderência. Depois pintar ou envernizar novamente.

No entanto, se as ferragens ou madeiramentos estiverem com buracos, desníveis, manchas, ferrugem, cupim, gordura, excesso de tinta e outros problemas, são necessários diversos procedimentos com Complementos para madeira e ferro. Procure um especialista.

Pintando pisos:

Os pisos são superfícies que sofrem todo tipo de deterioração: sol, chuva, atrito e etc.

Por isso as Tintas para Piso são extremamente resistentes, mas sua proteção depende da preparação e aplicação correta. Cada tipo de piso merece um cuidado específico, seja para primeira pintura ou repintura.

Para ter o efeito final desejado e a proteção correta, busque um profissional de pintura. Você pode escolher do acabamento transparente ao colorido, do brilhante ao fosco.

Utilizando Produtos para Impermeabilização:

A impermeabilização é uma das partes mais importantes do acabamento da obra. Uma obra bem impermeabilizada é uma obra que dá muito menos gastos com manutenção no futuro.

Os Produtos Impermeabilizantes protegem a estrutura interna e externa das obras.

Os materiais de impermeabilização são de difícil manuseio e a aplicação correta faz toda a diferença. Por isso, consulte o profissional de construção e pintura.

SAIBA COMO CORRIGIR DEFEITOS COMUNS:

É comum que com o tempo alguns defeitos apareçam nas superfícies pintadas por conta de alguma fonte de infiltração de agua ou fim do tempo de vida das tintas.

Falhas na aplicação também causam defeitos, que geralmente aparecem antes.

Confira algumas dicas para resolver estes problemas comuns.

A Engetintas tem todo material que você vai precisar para deixar sua obra e superfícies novamente protegidas e belas.

Manchas escuras de mofo na parede:

1 – Lave e esfregue as áreas manchadas com uma solução de água e cloro, ou de água sanitária. Lembre-se sempre da sua segurança quando usar produtos químicos!

2 – Deixe a solução agir na parede durante cerca de 20 minutos.

3 – Lave com água em abundancia para tirar bem a solução do local. Espere secar.

4 – Agora é só ir na Engetintas e comprar tintas e outros produtos para repintura!

Bolhas na pintura e na parede:

1 – Se as bolhas forem causadas por umidade, é necessário eliminar a fonte desta umidade, caso contrário as bolhas podem voltar a aparecer no futuro.

2 – Remova as bolhas e o miolo delas que está se soltando da parede, com espátula, escova de aço e lixas.

3 – Limpe a poeira e resíduos que sobrarem na superfície para aplicar fundo preparador de paredes.

4 – Preencha os buracos com: massa corrida, caso seja no interior da obra, em ambientes secos; ou com massa acrílica caso seja no exterior da obra, em ambientes molháveis.

5 – Espere secar, lixe para nivelar com a parede e limpe a poeira. Então aplique novamente fundo preparador de paredes.

6 – Agora sua parede está pronta para receber a repintura!

Manchas brancas de eflorescência na parede:

1 – Elimine as infiltrações de água, focos de umidade, e espere a parede secar.

2 – Raspe a superfície manchada, escove e lixe bem. Remova a poeira que ficar.

3 – Aplique fundo preparador de paredes na área.

4 – Escolha os produtos que quer para repintura na Engetintas!

Calcinação da tinta em paredes

1 – Limpe e lave bem toda superfície que está “soltando pó” até eliminar totalmente a poeira.

2 – Aplique fundo preparador de paredes em toda a área

3 – Feito! Agora é só fazer sua repintura! Venha na Engetintas!

Descascamento da pintura na parede:

1 – Remova toda a tinta que está descascando com espátula, escova de aço e lixas.

2 – Limpe toda poeira e resíduos que sobrarem. Se houver oleosidade limpe com detergente neutro, lave e espere secar.

3 – Aplique fundo preparador de paredes em toda área.

4 – Sua parede está pronta para ser repintada! Pode escolher as melhores opções na Engetintas!

Descascamento da pintura em metais e madeiramentos:

1 – Remova toda a tinta com espátulas, escovas de aço ou outros removedores de tinta. A superfície deve ficar uniforme.

2 – Se usou gel removedor de tintas, limpe a superfície com aguarrás ou thinner para cortar a ação removedora na repintura.

3 – Limpe toda poeira e resíduos que sobrarem. Se houver oleosidade limpe com solução desengraxante. Se a superfície for lisa, lixe para dar aderência. Lave e espere secar.

4 – Pronto! Só comprar os produtos corretos para repintura na Engetintas.

Enrugamento da tinta na parede, metais ou madeiras:

1 – Remova toda a tinta com espátulas, escovas de aço ou outros removedores de tinta. A superfície deve ficar uniforme.

2 – Se usou gel removedor de tintas, limpe a superfície com aguarrás ou thinner para cortar a ação removedora na repintura.

3 – Após a remoção, limpe toda poeira e resíduos que sobrarem. Se a superfície for lisa, lixe para dar aderência.

4 – É isso! Só falta escolher os produtos para repintar na Engetintas.

Presença de Ferrugem em Metais:

1 -Remova toda a tinta e ferrugem possíveis com espátula, escovas de aço, lixa ou outros removedores de tinta. A superfície deve ficar uniforme.

2 -Se usou gel removedor de tintas, limpe a superfície com aguarrás ou thinner para cortar a ação removedora na repintura.

3 – Aplique neutralizador de ferrugem, deixe agir e tire os excessos. Lixe e repita até a ferrugem ser neutralizada e convertida em fundo com a ação do produto.

4 – Lixe bem, limpe e aplique primer ou fundo para metais.

5 – Pronto, pode escolher os melhores produtos para repintar na Engetintas!

RECOMENDAÇÕES QUE PODEM TE AJUDAR MUITO

• Busque orientação de um profissional da área, converse com seu profissional de confiança! Pintores, funileiros e técnicos tem muito a te ajudar!

• Sua proteção em primeiro lugar! Utilize luvas, máscaras e outros materiais para se proteger quando “colocar a mão na massa”!

• Chuva, tempo úmido e ventos fortes não combinam com pintura!

• Poeira, resíduos e oleosidade na superfície causam bolhas, descascamento e estragam a pintura.

• O resultado final depende muito da preparação adequada da área que será pintada, capriche do início ao fim!

• Calcule o tempo e o material para não deixar uma superfície pela metade. Emendas podem deixar marcas difíceis de disfarçar e cores diferentes.

• Antes de aplicar, misture bem o produto de acordo com suas especificações. É comum que resinas e corantes não estejam sempre homogêneos, isso pode manchar e estragar sua pintura.

• Tome cuidado com superfícies naturalmente lisas, como as metálicas, plásticas e outras. Geralmente é necessário lixar e aplicar um fundo aderente nelas antes de pintar! Isso também serve para superfícies que já tem uma pintura brilhante.

• Utilize produtos de vedação e impermeabilização nos possíveis focos de infiltração da sua obra, isso vai economizar gastos futuros.

• Caso já tenha defeitos de infiltração de água, procure corrigir a causa da infiltração, assim os defeitos não voltarão outras vezes.

• Armazene as embalagens dos produtos protegidas da luz do sol, chuva, umidade, fontes de calor e fora do alcance de crianças e animais.

• Sempre que houver dúvida, consulte um profissional e leia as informações principais na embalagem do produto.

ENGETINTAS É SINÔNIMO DE PINTURA INTELIGENTE

Empresa

A Engetintas nasceu em 1984, e é uma loja de tintas e complementos que sempre recebeu confiança dos seus clientes por dois motivos: melhor atendimento e preço.

Telefone

(19) 3491-5678
(19) 3491-4415
(19) 99125 0278
(19) 99175-5950